Latest Entries »

domingo, 19 de dezembro de 2010

"No regrets, no shame"

   Olá. Antes de mais nada gostava de felicitar a selecção nacional de atletismo de Trissomia 21, que à poucos meses atrás, no passado campeonato do mundo arrecadou cerca de 19 medalhas. Penso que toda a selecção está de parabéns, por serem verdadeiros campeões não só na vida, uma vez que têm de lidar diariamente com a sua deficiência, mas também no pódio.
    Apesar deste começo, não tenho as melhores noticias para vos dar. Para quem ainda não sabe, anuncio publicamente neste post que infelizmente, devido a motivos pessoais e a outras ocupações que surgiram foi nos impossivél levar em frente as nossas sessões de voluntariado. Sei o que vocês devem estar a pensar. "Pois, só quizeram ajudar as pessoas e fazer voluntariado enquanto isso de alguma maneira contribuía para a nota deles, e depois acabou". Mas não. A verdade é que todos nós tinhamos um enorme interesse em continuar, mas tornou-se mesmo impossivél. Não sei muito bem o que dizer a quem nos quizer apontar o dedo. Acho que não há mesmo nada pra dizer. Só nós temos noção de como as nossas experiencias ao longo do passado ano lectivo nos mudaram e fizeram de nós pessoas melhores. Só nós temos ideia da experiência de vida que ganhámos ao longo das nossas sessões de voluntariado e em como tantas das concepções que tinhamos sobre o mundo e sobre a vida mudaram drasticamente. Não sei de qual momento memorável vos devo falar. Talvez da felicidade que se via na cara daqueles jovens sempre que entrávamos pela sala de convívio da associação APADP, ou de quando o "Tó" que tinha Síndrome de Down, para grande espanto meu, me começou a chamar "pai".
  
   Tenho a certeza que os meus colegas sentem o mesmo, mas posso voz dizer que antes do passado ano lectivo, eu era uma pessoa diferente e mudei muito com o que sucedeu. Eu era uma pessoa um pouco fútil mesmo sem me dar conta disso, era egocentrico e até um pouco egoísta. E agora simplesmente não consigo ser assim. Nem mesmo consigo suportar esse tipo de pessoas que vivem presas no seu "mundo cor-de-rosa" sem se aperceberem de imensas realidades que a sociedade nos tenta fazer esquecer. É obvio que não estou a dizer que nos devemos entristecer com a realidade, a vida é muito mais do que isso. Mas devemos sim, encarar as coisas com optimismo, estando ao mesmo tempo cientes das realidades e não sendo tão centrados em nós próprios. Foi isso que aprendi. É obvio que não foi apenas o nosso projecto e as nossas sessões de voluntariado que contribuíram para esta mudança, houveram outras coisas, mas o voluntariado teve uma enorme parte nesta mudança. Porém, eu não gostaria de lhe chamar mudança, porque eu sou a mesma pessoa, mas preferia lhe chamar "amadurecimento". Foi isso que aconteceu. Não só comigo, mas com todos nós.
   Quanto a este blog, acredito que ele não vai acabar, mas vão ter de nos perdoar pela irregularidade dos posts, uma vez que agora é mais dificil arranjar um assunto sobre o qual escrever.
 É óbvio que é triste pensar em como os nossos amigos da APADP podem eventualmente sentir a nossa falta. Mas penso que nenhum de nós se irá esquecer daquelas escassas duas horas por semana, em que animavámos aquele pessoal, destribuiámos alegria e desprovidos de preconceitos trocávamos sorrisos e afectos com os nossos amigos.

Abraços e obrigado a todos os apoios que nos foram dados e às pessoas que com alguma regularidade seguiram o nosso blog, o nosso projecto e nos fizeram acreditar que fazer uma diferença por mais pequena que ela seja é possivél.  : )

2 comentários:

  1. eu comentei =D!!
    Agora a serio parabens a estes atletas que continuam a demonstraR uma enorme força de vontade para vencer, e nao e por "transportarem" este síndrome que os impede de concretizar os seus sonhos!

    ResponderEliminar